Funciona nos turnos
matutino, vespertino e noturno, sendo que no matutino as aulas são distribuídas
em 5 horários de 50 minutos cada, no vespertino 5 horários de 45 minutos
e no noturno 5 horários de 40 minutos. O quantitativo de alunos chega a aproximadamente 870 alunos. Oferecemos a EJA - Educação de Jovens e Adultos, Tempo Formativo III (eixo VI e VII), PROEJA - Ensino Profissional
Técnico Integrado ao Ensino Médio (Técnico em Comércio e Técnico em
Agroecologia) e Ensino Médio Regular.
A gestão desta instituição
reza a prática democrática e participativa.
O grêmio estudantil está
desativado, contudo, o Colegiado Escolar é atuante, reúne-se uma vez por mês
com o intuito de compartilhar responsabilidades nas ações voltadas para o
desenvolvimento da educação. Esse organismo tem como papel ampliar a
participação dos coletivos na gestão pedagógica, administrativa, e financeira
da escola, promovendo o monitoramento e avaliação para melhoria da qualidade do
ensino e aprendizagem, embasados em documentação que regem nosso colégio:
Regimento Escolar, o Projeto Político Pedagógico, os planos e projetos
existentes.
As avaliações de aprendizagem
são divididas em quatro unidades, sendo que uma auxilia a outra, em cada uma,
percorrem sobre as seguintes pontuações: atividades diversas - dois pontos
(2,0) + teste – três (3,0) + Prova – cinco (5,0), somatizando nota dez (10,0)
por unidade.
O sistema de recuperação é
oferecido durante as unidades de estudos sendo conhecida como
recuperação-paralela, revendo e revisitando temáticas estudadas que não foram
aprendidas pelos discentes que durante cada unidade podem obter
quantitativamente uma média satisfatória ou não.
A distribuição e ocupação
do tempo e dos espaços pedagógicos estão da seguinte forma: nove turmas no
matutino, cinco turmas no vespertino e sete turmas no noturno. A
organização das turmas se faz por série, a distribuição fica a cargo do SGE-
Sistema de Gestão Escolar, sendo que em alguns casos, o remanejamento é preciso
e assim feito (observando a escola de origem).
As condições de
atendimento os portadores de necessidades especiais, a escola dispõe de alguns
materiais para montar a sala multifuncional, sobretudo ainda faltam
profissionais preparados para lidar com alunos que apresentam alguma
necessidade educativa especial.
No que diz respeito à
clientela, a mesma é formada por alunos oriundos de escolas particulares e
públicas no turno matutino, no turno vespertino recebemos alunos principalmente
do espaço rural e da sede e o turno noturno contempla alunos trabalhadores e
alunos com defasagem idade/série.
Dispomos de recursos
materiais para desenvolvermos nossas atividades escolares, mas ainda em número
insignificativos para a demanda. Possuímos televisores com USB, Datashow, DVD,
sons, retroprojetor, laboratório de informática e de ciências em desuso pela
falta de manutenção. Infelizmente, os alunos quebram os equipamentos com
frequência, dificultando o trabalho em algumas salas. Os gerenciamentos dos
recursos financeiros são feito pelos gestores além do tesoureiro da Caixa
Escolar e do FAED, com a fiscalização e consulta do Colegiado Escolar.
A política adotada para o
atendimento da demanda é feita durante todo ano. O funcionamento da
biblioteca acontece durante o horário das aulas, bem como funcionamento da
secretaria. O sistema de coleta e registro de dados é feito pelos gestores e
secretária do colégio, assim com os auxiliares da secretaria.
As relações interpessoais
na escola são amistosas, para tanto, há entre pessoas diálogos a fim de
resolver questões de desconforto. Quanto à violência externa e interna o tema
não toma uma dimensão mais abrupta, uma vez que há entre os envolvidos, diálogo,
mediado pela direção escolar, a fim de sanar o problema em questão. Com
relação à indisciplina dos alunos, todos os funcionários, professores e direção
procuram criar regras de convivência no intuito de fazer ciência o quão é
importante o respeito, o cumprimento de obrigações.
O colégio considera a
relação entre comunidade interna e externa de grande valia, contudo, não há um
elo de parceria, uma vez que a comunidade externa ainda é omissa nas questões
educacionais, mesmo tendo um bom relacionamento com as famílias dos
alunos, ainda há falta frequente dos mesmos no espaço escolar, no intuito
de acompanhar de perto o desempenho e a frequência do alunado, faz-se
necessário um contato mais coeso e dinâmico com pais, autoridades locais,
associações de moradores e órgãos públicos (Prefeitura Municipal de Conceição
do Coité), organizações da sociedade civil (igrejas), implica que vivência em
parcerias é fator primordial para um bom andamento pedagógico e social.
Este estabelecimento
possui um contato amigável com outras escolas, tanto municipais quanto
estaduais. O espaço escolar está sempre a disposição da comunidade local para
desenvolver projetos comunitários, atividades poliesportivas, ensaios
culturais.
Como temos firmado o
compromisso com uma educação democrática, transformadora e cidadã, o
conhecimento, o relacionamento transparente e a participação das famílias dos
educandos na vida da escola precisa ser um aspecto fundamental em nossa
proposta pedagógica.