HISTÓRICO


O Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro, situado à Rua Maximino Madureira, 291, foi criada Portaria nº 10988 D.O. 14/11/02 Autorização EM nº 021/06 DO 31/05/2006 Autorização EJA nº 3712 DO 23/03/2006- Decreto EP DO17 e 18/01/2009 e Curso Técnico D.O. 28/08/2013, Portaria número 5735/2013, tendo como entidade mantenedora o Governo Estadual da Bahia.
Funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, sendo que no matutino as aulas são distribuídas em 5 horários de 50 minutos cada, no vespertino  5 horários de 45 minutos e no noturno 5 horários de 40 minutos. O quantitativo de alunos chega a aproximadamente 870 alunos.  Oferecemos a EJA - Educação de Jovens e Adultos, Tempo Formativo III (eixo VI e VII),  PROEJA - Ensino Profissional Técnico Integrado ao Ensino Médio (Técnico em Comércio e Técnico em Agroecologia) e Ensino Médio Regular.
A gestão desta instituição reza a prática democrática e participativa.
O grêmio estudantil está desativado, contudo, o Colegiado Escolar é atuante, reúne-se uma vez por mês com o intuito de compartilhar responsabilidades nas ações voltadas para o desenvolvimento da educação. Esse organismo tem como papel ampliar a participação dos coletivos na gestão pedagógica, administrativa, e financeira da escola, promovendo o monitoramento e avaliação para melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, embasados em documentação que regem nosso colégio: Regimento Escolar, o Projeto Político Pedagógico, os planos e projetos existentes.
As avaliações de aprendizagem são divididas em quatro unidades, sendo que uma auxilia a outra, em cada uma, percorrem sobre as seguintes pontuações: atividades diversas - dois pontos (2,0) + teste – três (3,0) + Prova – cinco (5,0), somatizando nota dez (10,0) por unidade.
O sistema de recuperação é oferecido durante as unidades de estudos sendo conhecida como recuperação-paralela, revendo e revisitando temáticas estudadas que não foram aprendidas  pelos discentes que durante cada unidade podem obter quantitativamente uma média satisfatória ou não.
A distribuição e ocupação do tempo e dos espaços pedagógicos estão da seguinte forma: nove turmas no matutino, cinco turmas no vespertino e sete turmas no noturno.  A organização das turmas se faz por série, a distribuição fica a cargo do SGE- Sistema de Gestão Escolar, sendo que em alguns casos, o remanejamento é preciso e assim feito (observando a escola de origem).
As condições de atendimento os portadores de necessidades especiais, a escola dispõe de alguns materiais para montar a sala multifuncional, sobretudo ainda faltam profissionais preparados para lidar com alunos que apresentam alguma necessidade educativa especial.
No que diz respeito à clientela, a mesma é formada por alunos oriundos de escolas particulares e públicas no turno matutino, no turno vespertino recebemos alunos principalmente do espaço rural e da sede e o turno noturno contempla alunos trabalhadores e alunos com defasagem idade/série.
Dispomos de recursos materiais para desenvolvermos nossas atividades escolares, mas ainda em número insignificativos para a demanda. Possuímos televisores com USB, Datashow, DVD, sons, retroprojetor, laboratório de informática e de ciências em desuso pela falta de manutenção. Infelizmente, os alunos quebram os equipamentos com frequência, dificultando o trabalho em algumas salas. Os gerenciamentos dos recursos financeiros são feito pelos gestores além do tesoureiro da Caixa Escolar e do FAED, com a fiscalização e consulta do Colegiado Escolar.
A política adotada para o atendimento da demanda é feita durante todo ano.  O funcionamento da biblioteca acontece durante o horário das aulas, bem como funcionamento da secretaria. O sistema de coleta e registro de dados é feito pelos gestores e secretária do colégio, assim com os auxiliares da secretaria.
As relações interpessoais na escola são amistosas, para tanto, há entre pessoas diálogos a fim de resolver questões de desconforto. Quanto à violência externa e interna o tema não toma uma dimensão mais abrupta, uma vez que há entre os envolvidos, diálogo, mediado pela direção escolar, a fim de sanar o problema em questão.  Com relação à indisciplina dos alunos, todos os funcionários, professores e direção procuram criar regras de convivência no intuito de fazer ciência o quão é importante o respeito, o cumprimento de obrigações.
O colégio considera a relação entre comunidade interna e externa de grande valia, contudo, não há um elo de parceria, uma vez que a comunidade externa ainda é omissa nas questões educacionais, mesmo tendo um bom relacionamento com as famílias dos alunos,  ainda há falta frequente dos mesmos no espaço escolar, no intuito de acompanhar de perto o desempenho e a frequência do alunado, faz-se necessário um contato  mais coeso e dinâmico com pais, autoridades locais, associações de moradores e órgãos públicos (Prefeitura Municipal de Conceição do Coité), organizações da sociedade civil (igrejas), implica que vivência em parcerias é fator primordial para um bom andamento  pedagógico e social.
Este estabelecimento possui um contato amigável com outras escolas, tanto municipais quanto estaduais. O espaço escolar está sempre a disposição da comunidade local para desenvolver projetos comunitários, atividades poliesportivas, ensaios culturais. 
Como temos firmado o compromisso com uma educação democrática, transformadora e cidadã, o conhecimento, o relacionamento transparente e a participação das famílias dos educandos na vida da escola precisa ser um aspecto fundamental em nossa proposta pedagógica.